quarta-feira, 12 de abril de 2017

Conselho Mirim - 2017

Conselho Mirim - 2017

Com a finalidade de promover um espaço privilegiado de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a cultura da gestão democrática, o conselho mirim foi instituído desde 2015 nesta unidade escolar. Os conselheiros, após serem eleitos, tem direito a solenidade de posse e assinatura do livro ata.
Desde sua implantação, as crianças já participaram de várias ações como:
  • O cantinho da leitura;
  • Reivindicações nas mudanças das refeições;
  • Visitas das nutricionistas do setor de alimentação;
  • Visita do secretário da educação na escola;
  • Visita das crianças no gabinete do prefeito;
  • Pedido de consertos de computadores.
As reuniões do conselho são bastante dinâmicas e as crianças demonstram muito interesse em resolver os eventuais problemas da escola como utilização dos espaços, limpeza, cuidados com o prédio entre outros.
O processo de eleição vem se aprimorando a cada ano através das orientações das professoras, delimitando os pré requisitos para a função e sua importância. As eleições se dão de formas variadas e através da criatividade de cada professor: através de cartazes, propagandas e convencimento aos amigos da sala através do diálogo. Cada professor registra de sua forma as eleições, com imagens e filmagens. 
No terceiro ano de atuação é possível verificar que a escola tem evoluído em seus processos e os alunos se apropriando de forma cada vez mais real da participação de uma gestão democrática, exercendo desde cedo sua cidadania. 

Katia Caruso - vice diretora




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado pela visita!