Nossa Escola

“BIOGRAFIA DA PROFESSORA JANETE MALLY BETTI SIMÕES”



A Professora Janete Mally Betti Simões nasceu aos vinte dias do mês de setembro de um mil novecentos e trinta e cinco (20/09/1935), na cidade de Nova América, Estado de São Paulo, filha de Ricieri Betti e Dizolina Daniel Betti.
Casou-se em 1959 com José Francisco Simões de Lima, com quem teve dois filhos.
Seus estudos primários foram realizados na cidade de Catanduva; habilitou-se para o magistério público primário pela escola normal particular em Santo André, licenciando-se em letras a vinte e cinco de abril de mil novecentos e setenta e cinco e posteriormente em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências  e Letras de São Bernardo do Campo.
Iniciou sua carreira no Magistério Público no ano de 1964, como professora primária do GESC Helena Zerrener  - Escolas Agrupadas da Fazenda Sertão, em Suzano. Licenciou em diversas escolas da Região do ABCDMR, com o SESI de Ribeirão Pires, o GESC jardim Éster e o ESG Homero Thom, de Santo André, em São Bernardo do Campo trabalhou por muitos anos na EEPG. Maria Adelaide, além de ter lecionando também na EEPG.  João Ramalho e na EEPG. Geraldo Hypolito, onde aposentou-se no ano de 1984.
Durante toda sua vida, dedicou-se a uma batalha  incessante por uma melhor qualidade de ensino. Deu aulas de Língua Portuguesa e Inglesa, mas foi como alfabetizadora que contabilizou os maiores sucessos de sua carreira. Reconhecidamente uma notável professora primária, ela realizou um trabalho revolucionário na alfabetização de alunos, foi uma das pioneiras na aplicação do método global , defendido e colocado em prática  pela professora Janete, desenvolveu durante muitos anos um trabalho de inestimável  valor junto a crianças carentes. Sua obstinação, paciência e amor pelo ofício sempre foram pontos de referência para seus colegas.
Ao longo de sua vitoriosa carreira, alfabetizou inúmeras crianças portadoras de deficiência mental. E mesmo após sua aposentadoria, continuou a dar aulas particulares   em casa, onde alfabetizou diversas crianças e adultos. O educar para a professora Janete, era muito mais que uma profissão. Era uma missão.Faleceu em São Bernardo do Campo, em 16 de janeiro de 1995. Mas seu exemplo de determinação, competência e dignidade jamais serão esquecidas por aqueles que tiveram privilégio de conhecer o trabalho desta incansável professora.

5 comentários:

  1. Raquel Damasio Reche
    eu amo essa escola. A diretora Sueli,Alba e a sinhora Deolinda e as professoras:Cassia Cida Neves Ivone Benta E a prof Simone e etcs..

    ResponderExcluir
  2. Hoje estou na 6ª Série tive que me mudar para santo andré, Meu ultimo ano na EMEB foi na 2ª ssérie.

    Meeelhooor Escooola que já tive!


    Saudades das Professoras: Luciana e Jéssica

    ResponderExcluir
  3. Profº Simone que saudades tenho da senhora foi simplesmente a melhor professora que tive, lembro como se fosse hoje.Sei que vai ser difícil a senhora lembrar de mim mas fui aluno da escola no ano de 1998 o meu nome é David era o capetinha da sala rsrsrs bjaoo saudades.

    ResponderExcluir
  4. Me chamo raissuane.. que me lembro as professoras que tive foram silvia.. catia silvia.. cida aquino.. e simone amo vcs ta agora to veia ja 15 aninhos sdds de vcs ja to ensino medio kkk

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado pela visita!